.googleCalendar{ position: relative; height: 0; width: 100%; padding-bottom: 100% ; } .googleCalendar iframe{ position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }





TÁRTARO EM ANIMAIS

Quem nunca chegou perto do seu pet para ter aquela conversa e sentiu um cheiro forte na boca dele? Esse mau cheiro é, na maioria dos casos, causado pelo acúmulo de bactérias nos dentes. As bactérias se alimentam dos restos de comida, forma o tártaro, que causa o temido mau cheiro e, ainda pode provocar outras doenças.

A médica veterinária Dra. Cristiane Knauer diz que o tártaro é um processo normal, com possibilidade de tratamento e prevenção. “A grande maioria dos animais não tem os dentes escovados após cada refeição”, justifica a especialista.

O tártaro deixa nossos amigos com aspecto sujo, pode causar salivação e hipersensibilidade, diminuindo o apetite do pet além de outras doenças, explica a médica veterinária.  “O problema maior são as doenças na cavidade bucal, aumentando o risco de bactérias entrarem na corrente sanguínea causando outras doenças sistêmicas, atacando o coração, rins e fígado”, completa a Dra. Cristiane.

Tratamento e prevenção
Estar atento à boa saúde do seu pet é a dica principal. Cuidar da alimentação, usando rações de boa qualidade, dar ossinhos ou palitos e escovar o dente do seu animal, pode evitar que o tártaro evolua rapidamente, além de prevenir uma gengivite.

De acordo com a médica veterinária, em cada caso pode ser adotado um procedimento diferente. “Os casos mais avançados, em que o animal ainda não desenvolveu doença bucal ou sistêmica, a limpeza do tártaro através da curetagem é o mais indicado”, completa.

Para cada tipo de doença sistêmica existe um tratamento. “O médico veterinário deverá sempre ser consultado”, lembra a Drª. Cristiane.

A VetMania oferece serviços de escovação de dentes e limpeza de tártaro. Para escovar o dente do seu animal basta solicitar ao atendente na hora de levar o seu pet para o banho ou tosa. No caso de limpeza de tártaro é necessário marcar consulta de avaliação através do telefone 3352.3992.