.googleCalendar{ position: relative; height: 0; width: 100%; padding-bottom: 100% ; } .googleCalendar iframe{ position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }





CUIDADOS COM OS PETS NO INVERNO: BANHO DEVE SER MANTIDO

Nós que amamos nossos pets temos muitas dúvidas de cuidados que precisam ser tomados durante o inverno. Será que nosso amigo sente frio? Ele deve tomar banho nesse período? Que doenças são mais comuns? Meu pet pode ficar gripado?

Neste texto a VetMania vai responder a essas perguntas para você tomar o cuidado certo e aproveitar o inverno com a companhia do seu pet!

Frio
“Os bichos também sentem frio”, afirma a médica veterinária, Drª. Cristiane Knauer. Apesar de ter uma proteção especial do pelo, oferecer uma caminha com um cobertor faz o seu pet se sentir muito mais confortável. No caso dos pets grandões é importante não o deixar dormir diretamente no chão frio. “Forrar um papelão, jornais ou um cobertor é uma ótima solução”, completa.

Banho
Nesse período é importante que animal tome banho, mas são precisos cuidados especiais. A Drª. Cristiane explica que no inverno os animais trocam de pêlo e as raças mais peludas precisam de escovação freqüenta para evitar problemas de pele. “O maior problema é a umidade. Dar banho no pet em casa pode ser divertido, mas se não secar corretamente podem aparecer fungos que causam doenças na pele”, completa a médica veterinária.

Outro cuidado que deve ser tomado é não usar secadores de cabelo para secar os pets. Esse tipo de equipamento não tem a potência indicado para pêlos de animais podendo causar graves queimaduras na pele do seu animalzinho. “A melhor opção é levá-lo a um PetShop”, finaliza a Drª. Cristiane.

Doenças
No período do inverno o pet sofrer com gripe ou até mesmo uma pneumonia. “Se o animal espirra com freqüência, tosse e parou de comer, pode estar gripado ou com pneumonia” explica a Drª. Cristiane. Nesse caso procure um médico veterinário o mais rápido possível, “a pneumonia pode ser fatal se não for tratada” completa.

Além de doenças respiratórias, os animais mais idosos podem sofrer com problemas de artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco. Em baixas temperaturas eles podem sentir dores. Mantê-los aquecidos pode diminuir o desconforto.

Consultar o médico veterinário e manter as vacinas e a vermifugação em dia também não pode ser esquecido nesse período!